7 passos para ter um parto saudável e positivo

1. Escolha bem a sua equipe (obstetra, enfermeira, pediatra, doula). Se você deseja um parto natural, sem intervenções desnecessárias, no qual seus desejos sejam respeitados, é de extrema importância que esteja cercada de profissionais em que possa confiar, com condutas baseadas em evidências científicas, que apoiem esse modelo e que tenham experiência nesse tipo de atendimento. 

2. Frequente grupos de gestantes. A troca de experiências e a informação obtida nos grupos contribuem para a gestante se sentir segura, desfazer mitos e entender todo o processo da gestação, parto e pós-parto.

3. Tenha uma alimentação saudável e pratique atividade física. É essencial para garantir o bem-estar e a saúde da mãe e do bebê, minimizando a chance de desenvolver problemas como diabetes gestacional, hipertensão, cansaço extremo, dores e desconfortos, que podem interferir negativamente no desfecho do parto.

4. ESTUDE! Buscar informação e estudar sobre tudo que envolve a gestação saudável, o parto e o pós-parto faz toda a diferença. Quando a mulher entende como o parto acontece, o que interfere positivamente ou negativamente no desenrolar do trabalho de parto, conhece as intervenções que podem ser realizadas e quando elas são realmente necessárias, ela se sente mais segura e o medo diminui, pois só temos medo daquilo que desconhecemos.

5. Faça um plano de parto. Depois de estudar, é hora de elaborar o plano de parto, que é um documento onde a gestante ou o casal irá registrar os seus desejos para o trabalho de parto, o parto, o pós-parto e como quer que o bebê seja recebido. Esse documento deverá nortear a conduta adotada por todos os profissionais envolvidos na assistência.

6. Tenha uma doula. As doulas fornecem toda essa informação necessária, de fontes confiáveis, baseadas em estudos científicos, para que o caminho até um parto positivo seja trilhado de maneira mais tranquila e consciente. Além disso, oferece suporte e apoio durante o trabalho de parto, aplicando técnicas para alívio da dor para que a experiência seja ainda mais positiva.

7. Seja responsável pela sua vida! A vida é feita de escolhas e estamos sempre colhendo os frutos dessas escolhas. Portanto, não basta contratar a melhor equipe, os melhores profissionais, se você não tomar as rédeas de sua vida e não se responsabilizar por ela. Ninguém fará isso por você. Ninguém pode parir por você, nem ser mãe por você. Quem sofre as consequências de todas as suas escolhas, boas ou ruins, é você mesma, então, pense bem, faça escolhas conscientes, pois os frutos virão e nada melhor do que estarmos de consciência tranquila com a certeza de que demos o nosso melhor e fizemos tudo que foi possível para viver uma experiência positiva.

Vamos em frente! E vamos juntos!

Tati Pepe, doula da Mamadanu

Write a comment