Estratégias para lidar com a dor do parto

Existem alguns recursos não farmacológicos que podem ser utilizados durante o trabalho de parto para aliviar a dor, o desconforto, o estresse e a ansiedade da mulher.

Vamos falar sobre alguns deles:

1. Calor

O uso de calor aplicado na região lombar ou no pé da barriga ajuda muito a relaxar essas regiões e promove um conforto muito grande. As fontes de calor podem ser bolsas de água quente ou sementes, banho de chuveiro ou banheira.

2. Massagem

A massagem é outra grande aliada, pois promove conforto, alivia as dores, tensões e a ansiedade.

3. Aromaterapia

O uso de óleos essenciais aliados à massagem ou apenas inalados também contribui para estimular a produção de substâncias relaxantes, estimulantes ou sedativas próprias do organismo.

4. Diferentes posições

Adotar diferentes posições durante o trabalho de parto também pode auxiliar no manejo da dor, além de ajudar na descida e rotação do bebê.

5. Rebozo

O rebozo é um chale muito utilizado pelas parteiras mexicanas. Seu uso correto e bem indicado durante o trabalho de parto também pode proporcionar alívio das dores, relaxamento e auxiliar na descida e rotação do bebê.

6. Dança, música, etc.

Qualquer recurso que possa contribuir para que a gestante se sinta mais relaxada, confortável, acolhida e gere satisfação é indicado e incentivado. Lembrando que pode variar muito de gestante para gestante. O que é relaxante para uma pode não ser para outra.

7. Ter uma DOULA

A doula é personagem fundamental para auxiliar no alívio da dor, pois conhece as técnicas e sabe utilizar os recursos de maneira adequada.
É possível parir sem doula? Claro que sim! Mas a presença de uma doula deixa a mulher e seu acompanhante mais tranquilos e seguros, aumentando a satisfação de ambos com o processo de parir.

E você, conhecia todas essas técnicas? Teve doula ou pretende ter no seu parto? Conta pra gente como foi sua experiência.

Tati Pepe, doula da Mamadanu

Write a comment